Áreas de atuação

Compliance Ambiental  

A legislação brasileira responsabiliza nas esferas administrativa, cível e criminal as pessoas físicas e jurídicas que pratiquem condutas que resultem, ou possam resultar, em danos à saúde humana, de animais, destruição da flora ou alterações de propriedades naturais do ar, do solo ou da água. Por meio do compliance ambiental é possível prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes e irregularidades relativas a atuações da própria empresa ou de fornecedores e prestadores de serviços que possam gerar responsabilizações que podem afetar a alta gestão, conselho de administração, nível gerencial e qualquer colaborador com poder de decisão. 

Defesa e recursos de autuações e procedimentos de compensação ambiental, além da elaboração de pareceres jurídicos. 

Análise e proposição regularização das normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes corporativos, visando assegurar que a empresa esteja cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento, na esfera trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, ou ainda, em relação à imposições em razão de termos de ajustamento de conduta, ou demais imposições judiciais, administrativas, contratuais ou por ação de órgãos fiscalizadores ou de controle, dentre outros.

Análise documental e de funcionamento/instalações em relação às condições técnicas e legais exigidas, identificando possíveis situações de risco ou de não conformidades, apresentando o devido diagnóstico circunstanciado, indicando a situação da empresa em todos os níveis, com apresentação, implantação, gestão de eventuais ajustes e remediação ambiental e trabalhista.

Gestão Socioambiental

 

Avaliação prévia técnica/legal, com elaboração, encaminhamento e acompanhamento de toda tramitação documental necessária até a obtenção das licenças, incluindo a negociação das condicionantes propostas pelo Órgão Ambiental.

Avaliação de toda cadeia relacionada a resíduos sólidos e efluentes líquidos, abrangendo o diagnóstico inicial, a elaboração, implantação e gestão de todo processo, incluindo a coleta, transporte, armazenagem, triagem, comercialização de materiais recicláveis e a correta destinação final dos rejeitos.

Implantação e gestão de polos de reciclagem integrando o retorno comercial com o equilíbrio ambiental e com envolvimento social.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde e Efluentes Líquidos, abrangendo o diagnóstico inicial, a elaboração, implantação e gestão de todo processo.

Levantamento para verificar a situação da empresa em relação aos parâmetros e exigências impostas no ordenamento jurídico vigente, normas regulamentadoras, condicionantes das licenças ambientais, autorizações e demais critérios necessários, bem como identificar as situações que exigem a adoção de medidas e ajustes.

Programa de boas práticas ESG